Sunday, May 20, 2007

Banso Tosepela


Banso tosepela
Nzambe akolinga biso é
Banso tosepela
Nzambe akoboya biso té

1. Nkolo Nzambe akeli
Biso awa o nse
Nzambe akoboya biso té

2.Nzambe atindeli biso
Yezu Kristu é
Nzambe akoboya biso té


Agora aqui vai a tradução, nem todos sabemos falar lingala (língua do Kongo), nem eu... só que hoje aprendi esta música:


Todos alegremo-nos
Deus ama-nos
Todos alegremo-nos
Deus não nos abandona

1.Deus criador criou-nos
aqui na terra
Deus não nos abandona

2.Deus enviou-nos
Jesus Cristo
Deus não nos abandona


Hoje estive na festa dos colaboradores dos Missionários Combonianos!
Não sou colaborador apenas membro de um grupo inserido no JAMIC (Jovens Amigos Missionários Combonianos).
Não sabemos todos escrever muito bem, ou pelo menos nos dias em que nos faltam ou nos tiram as palavras, por isso estas músicas dão para cada um pensar no rumo da sua vida.
O Missionário que esteve no Kongo, ao cantar esta música dava para ver o brilho nos olhos da sua missão. Cada um tem a uma missão (seja ela de qualquer carácter) na sua vida. Basta sabermos qual será a nossa! Ou será que a conhecemos e não a queremos aceitar!?
Talvez conheça parte da minha, a outra parte (a maior parte) penso que desconheço.
Contudo, acredito no rumo natural das coisas da vida. É preciso é dar tempo ao tempo, mas o tempo já tem muito tempo, porquê ainda dar mais tempo?
Isto agora fez-me lembrar um pequeno texto sobre paciência... (para quem for curioso veja a revista "Além-mar" de Março na pág. 51).
Apenas o excerto final (já que todos gostamos de saber o final das coisas): "Assim o homem, devido à sua paciência conseguiu dinheiro, tornou-se pai e gozou de saúde. Nesta aldeia dizia-se que para tomar uma decisão importante, é melhor escutar antes de mais nada o conselho dos pais, e é a paciência que nos conduz à felicidade.".

O Caminhante

6 comments:

Anonymous said...

Se alguém conhecesse a pessoa que escreve estas palavras belas que acabei de ler, e se só conhecesse exteriormente, não ia crer que fosse a mesma pessoa... Esta pessoa usa muitas vezes fugas àquilo que sente e que pensa e que deseja, colocando uma máscara que só sorri e só brinca, que não chora nem se cansaque não sente dor...mas isso é a máscara, não é a Pessoa!
A Pessoa (e escrevo P com letra grande para expressar simbolicamente o quão grande ela é)é muito, muito mais que isso...é alguém que, quando menos se espera, aparece ali ao lado de mãos abertas para ajudar sem fazer perguntas nem pedir nada em troca...é alguém que consegue ser profundo nas palavras que escreve (porque não tem coragem para as dizer) porque há um outro Alguém dentro de si que o inspira, que o seduz, que lhe dá paz, que lhe dá aquele mapa que essa pessoa tanto precisa para encontrar o caminho (ou então apenas para saber onde chega o caminho, porque encontrar, acho que já encontrou ;))... Esta pessoa é alguém que tem pepitas de ouro a crescer dentro de si,e anda à procura do garinpeiro que lhe deixe ficar o que reluz, e lhe aclare as ideias...
Quando escrevo a alguém, tento que seja o mais sentido possível, por isso levo tanto tempo para conseguir condensar em pequenas palavras a admiração que sinto por algumas pessoas que me rodeiam... A pessoa "dona" deste blog é uma delas...
Por isso, e sabendo que têm havido umas nuvens, um pó, uma trovoada nestes ultimos dias que muitas vezes nos deixam mais desanimados, com menos sorrisos, aqui vai este comment, para que saibas que por mais que o tempo custe a passar, nunca estás só...Tu sabes...E sabes bem isto, senão não escrevias/sentias o que escreves/sentes!
E se o espirito de brincadeira, de genuína alegria que tens se desvanecer por momentos, sabes onde ir buscar baterias, não sabes??

Um sorriso

De uma ouvinte;)

Anonymous said...

"Como Comboni, amar e servir
A sua mensagem revelar"

Reconheces?

Podemos não estar nos melhores dias para ouvir o Senhor, mas estes encontros deixam marcas e tornam-se únicos quando são relembrados com uma simples letra de uma música, de um povo tão distante como o do Congo!


Bjnhs**

Tens sorte em teres uma ouvinte que te conhece tão bem e que te ajuda tanto... És um sortudo (Acho que já te tinha dito isto :P)

Anonymous said...

bom comeco

Anonymous said...

Hi there everybody, I just registered on this amazing online community and desired to say hello there! Have a remarkable day!

Anonymous said...

Absolutely brilliant post guys, been following your blog for 3 days now and i should say i am starting to like your post. and now how do i subscribe to your blog?

Anonymous said...

Hello. And Bye.