Thursday, September 11, 2014

A Opção


Nem sempre temos a capacidade e tempo para reflectir sobre opções. Todos os dias temos de optar por exemplo o que comer ao almoço, carne, peixe, vegetariano, sandes... Esta é uma opção minimamente simples, mas pode afectar o resto do dia pois o organismo irá reagir de forma diferente perante a nossa opção.
Nestes dias tenho pensado muito nos caminhos e opções que tenho à minha disposição. Todas as opções têm prós VS contras. A vida não é perfeita mas cabe-nos a cada um fazer o  melhor para si e também para os que o rodeiam.
Existe normalmente pelo menos duas opções, as vulgares SIM ou NÃO. Não gosto de coisas assim-assim. Também é triste ver algumas opções tomadas por pessoas supostamente capazes intelectualmente e enraizadas na "fé". Opções como rezar de frente para o altar e de costas para as pessoas, comunhão de joelhos, batinas, cabeção, Chapelinhos e outros adereços.
A música que escuto agora "Precisamos de Ti" faz-me acreditar e rezar por estas opções, pois não me parecem as mais certas. A Eucaristia e por conseguinte a Igreja começou à volta de uma mesa, na simplicidade e cumplicidade, e foi em pequenas casas e comunidades que essa mensagem de Jesus se foi difundido e a fé se foi enraizando.
Como dizia o Papa Francisco: "A disponibilidade do padre faz com que a igreja seja uma casa de portas abertas, refúgio dos pecadores, lar para os que vivem na rua, casa de auxílio para os enfermos, camping para os jovens". Estar de portas abertas para acolher quem chega com alegria e também de partir em missão com Entusiasmo (cheio de Deus).
Opções erradas todos podemos cometer agora fechar portas torna a vida mais fútil, egoísta, sem humanismo.
A minha opção será uma, que mesmo podendo ser o caminho errado esperarei ainda ir a tempo de optar pelo p certo. Mas também existem vários caminhos que nos levam ao mesmo local. Às vezes só se pensa no resultado final do caminho, mas saber reconhecer a construção desse caminho ganhará outro sabor.
Como na imagem, existem aqueles 2 caminhos, qual é a tua opção?

O Caminhante

No comments: