Monday, May 18, 2009

Fidelidade a mim mesmo

DSC01357

Hoje não consegui deixar de vir escrever.

Hoje estive a reviver um momento muito importante para o “Eu Cristão”. Quem sou comigo e com os outros? Sou sempre o mesmo?

Estas e muitas mais perguntas fazem-nos pensar na nossa vida, de como a vivemos, de como a amamos. Alguém hoje falava se não estava a dar tudo o que tenho não sou fiel a mim mesmo. Se não ponho a render todos os meus dons não sou eu. Se… não sou eu. Tantos “ses” me aparecem na cabeça.

O mais curioso é que essas perguntas, essas tentativas de respostas mexeram comigo. Sendo ela a “Mónica” (nome fictício) provocava, no bom sentido, o modo de eu ser e estar como Cristão comigo e com os outros. Ela disse (e eu também o sei) que se não formos totalmente fiéis a nós próprios não poderemos ser felizes.

A minha relação com Deus será sempre medida nas minhas acções, tudo o que digo ou faço é consciência de mim e Deus. Como posso dizer que adoro a Deus se não são esses os meus actos? Quantas vezes deixamos de fazer coisas/passamos a fazer outras para sermos melhores Homens e Cristãos?

Esse Amor que Deus tem a cada um de nós é estranho, pois primeiro é gratuito, segundo dá-se para que nós tenhamos vida e terceiro teremos nós de o saber levar aos outros. A Fonte secará? Nós saberemos beber? Pois o meu objectivo será saber e querer sempre, todos os dias, ir beber para poder dar de beber. Quando digo isto não estou a ser egoísta, mas sim querer levar Deus aos outros da melhor maneira, mantendo-me fiel a mim mesmo e àquele que Deus projectou que eu fosse!

Hoje não me saía da cabeça uma música que aprendi este ano:

“DEUS CONTINUA A CHAMAR

Eu o Senhor do céu e da Terra,
escutei o clamor do Meu povo.
E Eu o dador de vida aos homens,
conheço os seus sofrimentos.

Eu o criador de tudo quanto existe,
sofro a dor da minha gente.
Eu, SOU sua luz, SOU seu Pão e Pastor,
posso devolver-lhes a vida.
A quem enviarei?
Quem irá? Quem lhes dirá? (bis) 
Eis-me aqui, escutei a Tua chamada durante a noite.
Eis-me aqui, pondo a vida nas Tuas mãos para todos.
Eis-me aqui, da Tua palavra serei voz,
PARA O TEU POVO SEREI LUZ, Faz de mim o que quiseres. 

Abre os olhos aos rostos sombrios,
que andam sem esperança
e ergue o olhar, quem parará
duma vez estes rios de morte?”

[…]

Sabem o que é um compromisso? É algo que nos “compram isso”, nada disso, é dizermos/escrevermos/… algo que nos deixe ligados de uma forma única, termos uma promessa a cumprir.

Reavivar o nosso como Cristão, todos os dias, a cada instante é o meu objectivo. Se houver momentos em que posso falhar (que infelizmente acontecerão) lá estarei com a mão de Deus para me ajudar.

Entrego-me a cada dia, por vezes sem saber ou como o fazer. Quero saber viver, saber caminhar, saber amar, saber ser feliz, saber escutar, sentir……

Como posso saber se estou a ser fiel? Usando um termómetro que estabelece a relação comigo, com Deus e com os outros.

Ouvi há uns tempos que a felicidade está em cada um de nós, mas pensando melhor, ela tem todo o potencial em nós mas um carro não anda só com o motor, também precisa de rodas, carroçaria, etc. Nós temos tudo para sermos felizes teremos é de saber como sê-lo. E para ser feliz teremos de ser fiéis a nós mesmos.

E tu és fiel a ti mesmo?

O Caminhante

P.S. – A foto foi tirada por mim após rezar sobre os meus compromissos, para com Deus, para comigo e para com os outros.

1 comment:

rosae said...

Amor-perfeito...!

Reencaminho o comentário para o Projecto 13 :)

Beijos da Rita