Saturday, December 1, 2012

Aquilo que (nos) falta


Mc 10, 17-22

Há coisas que só Deus é capaz de dar, aliás Deus dá tudo mas nós nem sempre conseguimos ver essa beleza.
Há pessoas que dizem que estão bem sozinhas, que não querem e não precisam de ninguém. No fundo ainda não encontraram o real sentido da vida e a beleza de a partilhar.
Será que já me perguntei quem sou eu? Quem sou aquele que Deus quer que eu seja?
"... vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no Céu; depois, vem e segue-me."
Esta proposta de vida é ousada. É preciso ter a coragem de ir, sair, partir, deixar aquilo que se tem (ou pensamos que temos). Nada teremos se o Pai do céu não nos tivesse propocionado.
Tenho eu a coragem de vender o que herdei ou o que lutei para ter e partir ao encontro de Deus? Serão estes bens materiais ou imateriais? Quantos dons tenho e os guardo só para mim?
Despojar de tudo e perguntar: meu Deus que queres de mim?
...
A vida é só uma e temos de saber vivê-la.
Trêz regras para o fazer: despojar, partilhar e caminhar.
Jesus seguiu a sua via sacra, despojou-se e entregou-se com Amor por nós.
...
Quanto ao caminho é caminhando que se chega lá. Quando será é outro assunto.
Para seguir Jesus teremos de saber escolher o caminho, por vezes o melhor caminho não é o mais fácil mas no final o encontro será único. Deixar que Ele se faça presente e aí o descernimento será claro.
Vale a pena caminhar e ter com quem partilhar o caminho.

O Caminhante

Thursday, February 23, 2012

Bem-aventurado



Mt5,1-12

1* Ao ver a multidão, Jesus subiu a um monte. Depois de se ter sentado, os discípulos aproximaram-se dele. 2 Então tomou a palavra e começou a ensiná-los, dizendo:

3* «Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu.

Feliz sou eu Jesus pois tantas vezes consigo estar no vosso Reino. Feliz sou eu quando o meu espírito se despoja de tudo e apenas em ti repouso. Feliz eu sou quando a paz reina no meu ser e assim Deus permanece.

4* Felizes os que choram, porque serão consolados.
Eu raramente choro, Jesus. Não porque não tenha razões para isso mas porque me julgo forte e de pouco me servem as lágrimas. Consolado serei quando aprender a saber chorar para a graça do consolo poder receber. Feliz sou por tentar consolar quem vai chorando no meu caminho.

5* Felizes os mansos, porque possuirão a terra.
Feliz sou quando a paz reina em meu coração pois só assim consigo receber o que a terra tem para me dar.

6* Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
Feliz sou eu por não ter fome e sede real, mas sim uma sede e fome de justiça, justiça de uma só verdade. Só Tu me podes saciar e levar a saciar outros que tanto anseiam para/por vós.

7* Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
Feliz sou quando de graça e de misericórdia ofereço/ofereço-me, pois a misericordia e o amor de Deus habitarão em mim.

8* Felizes os puros de coração, porque verão a Deus.
Feliz sou quando meu coração está puro, Deus habita em mim e mais facilmente o posso ver em mim e naquilo/naqueles que me rodeiam.

9* Felizes os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
Feliz quando levo a paz e união deixando as guerras e atritos de parte, assim farei a vontade de Deus e serei chamado Seu filho.

10* Felizes os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu.
Feliz sou quando acontecem perseguições injustas, pois quando se descobre a verdade o Reino do Céu se faz presente e tudo se transforma.

11* Felizes sereis, quando vos insultarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o género de calúnias contra vós, por minha causa.
Feliz sou Jesus quando digo "tenho as costas largas" pois sei que calúnias e mentiras que contra mim dizem, de pouco servem. Feliz sou por levar teu nome onde vou, sei que nem sempre sou bem interpretado ou nem sempre me faço interpretar, mas feliz sou eu por ser filho de Deus.

12* Exultai e alegrai-vos, porque grande será a vossa recompensa no Céu; pois também assim perseguiram os profetas que vos precederam.»

O caminho da felicidade nem sempre é o mais facil. Contudo, Deus não nos abandona nunca. Ele vai-nos mostrando os caminhos e nós deveremos discernir qual o melhor, qual em que Deus estará mais presente.



Que esta Quaresma seja espaço de despojamento e caminho de felicidade. Pois Bem-Aventurados somos.


O Caminhante